Sumaríssimo para Luisão
publicado por joaorsilva

A Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) decidiu instaurar um processo sumaríssimo ao central benfiquista Luisão. Em causa está a actuação do defesa encarnado no embate com o FC Porto, mais precisamente numa acção com Sapunaru.

Segundo a CD da Liga, o jogador terá atingido o adversário com o cotovelo, num lance verificado aos três minutos de jogo, "colocando em risco a integridade física" do romeno, numa altura em que não havia disputa de bola e numa acção que escapou à equipa de arbitragem.

"Este lance não foi observado pela equipa de arbitragem, em especial pelo árbitro principal e pelo árbitro assistente, em razão do aglomerado de jogadores que se concentravam na área do Benfica. Tal resulta do visionamento das imagens televisivas e das declarações prestadas pelos elementos da equipa de arbitragem junto da Comissão Disciplinar", lê-se no comunicado difundido pela CD (imagem em anexo).

A CD da Liga acrescenta que o facto "não consta, por isso, do relatório da equipa de arbitragem, contudo, através do visionamento das imagens captadas e transmitidas pela SportTV, conclui-se pela sua prática".

De acordo com a CD, a conduta de Luisão é uma infracção disciplinar prevista e punida pelo artigo 120.º, n.º 1, alínea b do Regulamento Disciplinar da LPFP.

"Em casos de condutas graves não sancionadas e não ajuizadas pela equipa de arbitragem, o Regulamento Disciplinar disponibiliza para exercício do poder disciplinar por esta comissão uma modalidade de procedimento disciplinar: o processo sumaríssimo", acrescenta a nota.

Na proposta de decisão, a CD, depois de lembrar que o jogador brasileiro incorria numa suspensão de um a cinco jogos e multa entre 500 a cinco mil euros, propôs, depois de ponderar "a culpa do agente, as exigências de reprovação e de prevenção de futuras infracções disciplinares e, em especial, o grau de ilicitude do facto e o modo de execução deste", a pena de dois jogos de suspensão e multa de mil euros.

Contactada pela Agência Lusa, fonte do Benfica revelou que o clube vai pedir a reconversão do processo sumaríssimo em processo sumário para que este possa ser contestado pelos encarnados.

Caso o castigo seja efectivado, o central vai falhar os compromissos com Sporting e Paços de Ferreira.

in record

Etiquetas:




Página Inicial
2007-2009 A Mistica Benfiquista