André Lima em entrevista ao site oficial do Sport Lisboa e Benfica
publicado por joaorsilva

A seguinte entrevista foi retirada do site do Sport Lisboa e Benfica

Grande referência do futsal português e do Benfica, André Lima diz-se «totalmente preparado» para responder às exigências inerentes ao cargo de treinador principal dos bicampeões nacionais, salientando que o facto de conhecer profundamente a realidade do Clube e dos jogadores do plantel serão importantes vantagens para alcançar o sucesso nesta nova etapa da sua carreira.

Que avaliação faz do plantel que o Benfica vai apresentar na temporada 2008/09?
Conseguimos manter todos os atletas influentes da época passada e contratámos o Pedrito, um jogador de grande nível que já tinha jogado no Benfica e que, por isso, já sabe o que é preciso para se ser campeão neste clube. Deste modo, todos os indicadores apontam para que sejamos ainda mais fortes na próxima temporada. Na minha opinião a maioria dos jogadores do actual plantel podem render muito mais e eu acredito que vou conseguir isso deles, fornecendo-lhes a necessária estabilidade emocional.

Sucede a um treinador que foi campeão nacional, o que desde logo significa uma pressão acrescida para si nas suas novas funções de treinador principal do Benfica…
Sei o que é a pressão desde que cheguei ao Benfica. O Adil Amarante e o Beto Aranha ganharam títulos, mas eu também ganhei títulos. Pelo Benfica conquistei quatro campeonatos, três taças e três supertaças. Sinto-me totalmente preparado para este novo desafio da minha carreira face à experiência que adquiri ao longo da minha carreira ao serviço de um Clube tão exigente como o Benfica.

O facto de ter sido colega de equipa durante vários anos de muitos jogadores do actual plantel é uma situação que poderá vir a decisiva para o seu sucesso como treinador?
Muita gente pode pensar que essa relação de proximidade não é benéfica, mas conhecer profundamente a maneira de pensar e estar de todos os jogadores do plantel é claramente uma vantagem. Estou no Benfica há muitos anos e sei o que o Benfica precisa para ser campeão.


Todos querem vencer o bicampeão nacional


A UEFA Futsal Cup é o principal objectivo da próxima temporada?
Assumimos que a UEFA Futsal Cup é um objectivo muito importante porque se trata de uma competição que o Benfica ainda não ganhou. Nesta grande prova internacional há clubes com orçamentos muito superiores ao do Benfica, mas o dinheiro não ganha jogos. Possuímos qualidade em termos de plantel, de trabalho e de organização e se houver necessidade poderemos reforçar o grupo de trabalho com um jogador se atingirmos uma fase adiantada da UEFA Futsal Cup. Como tal, estou confiante numa prestação positiva.

Como perspectiva que seja o próximo campeonato?
O campeonato vai voltar a ser muito difícil para o Benfica, pois todos os adversários querem vencer o bicampeão nacional. A nossa margem de erro será menor comparativamente à dos nossos adversários. Por isso, temos de fazer um grande esforço para sermos consistentes até porque na temporada 2008/09 a final vai ser disputada à melhor de cinco e não de três, o que realça ainda mais a importância de se ficar em primeiro lugar no término da fase regular. O Belenenses vai voltar a ser um adversário muito forte, assim como o Sporting, o Freixieiro e a Fundação Jorge Antunes.

Etiquetas: , ,




Página Inicial
2007-2009 A Mistica Benfiquista