Entrevista de Bergessio ao jornal A Bola
publicado por joaorsilva

Como está a decorrer a sua adaptação ao Benfica?
Muito bem. Sinto-me muito satisfeito por estar aqui e tenho procurado fazer as coisas da melhor forma.

Que tipo de dificuldades tem encontrado?
De início foi o idioma, mas agora já vou entendendo o português e também já digo algumas palavras. As más? Claro [risos], mas também as boas e aquelas que são importantes para nos entendermos em campo.

O que conhecia do Benfica?
Pouca coisa. Sabia que é um dos maiores clubes portugueses.

E quanto a jogadores?
Conhecia Rui Costa e Nuno Gomes.

Pelo que já viu, como avalia a sua nova equipa?
É muito boa. Mas temos agora de mostrar essa qualidade em campo.

Falando em termos individuais: dá nota positiva à sua pré-época?
Correu-me bem. Joguei sempre de início em todos os jogos [Cluj, Al-Ahly, Bétis e Sporting, n. d. r.] e isso deu-me enorme motivação. Criei muitas ocasiões de golo, só foi pena não ter marcado nenhum.

O que mostrou até agora corresponde à sua verdadeira imagem ou ainda tem mais para dar?
De todo. Tenho sentido as normais dificuldades de adaptação. Com trabalho e depois de me adaptar totalmente a um futebol diferente, como é o caso do português (e oxalá que isso demore pouco tempo), sei que posso dar muito mais.

Até agora já alinhou nos dois extremos do ataque e como avançado centro. Qual das posições prefere?
Sinto-me mais à vontade jogando no lugar de avançado, embora com liberdade de movimentos. Mas também não tenho problemas em jogar pelas alas.

O 4x4x2 de Fernando Santos favorece-o?
Bastante. Mas o mais importante é tentar perceber as ideias do treinador e fazer bem o meu papel dentro de campo. Mas na Argentina jogava sempre como avançado, num sistema de dois avançados.

Se tiver de quantificar em golos, o que é uma boa temporada para si?
Nunca gostei de falar em números, nem em quantos golos vou marcar. Não é do meu feitio.

Mas não tem uma média de goleador nato, como mostra a estatística: oito golos por época nos últimos quatro anos...
Não sou um verdadeiro goleador, é certo, mas marco sempre os meus golos....

Miccoli também não era o goleador do Benfica e, no entanto, foi muito acarinhado pelos adeptos. Muitos olham para si como o seu substituto natural, apesar de ser Freddy Adu quem irá usar o número do italiano. É um peso extra?
Já percebi isso e, acredite, é um orgulho, porque Miccoli era muito querido entre os adeptos. Oxalá que consiga fazer o mesmo que Miccoli ou ainda melhor. Posso garantir que é para isso que vou trabalhar.

Entrevista de Bergessio ao jornal A Bola

Etiquetas:




Página Inicial
2007-2009 A Mistica Benfiquista